Tema do ano

  • Colmeia na rede social

O TEMA DO ANO DE 2018
"JUNTOS SOMOS FORTES. PRA FRENTE BRASIL!"


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


 MENSAGEM

 É ano de Copa do Mundo. Crianças, adolescentes e adultos, de diferentes etnias, classes sociais, ideais e valores, unem-se para vibrar e torcer por seus países. O futebol acende em nós a chama do patriotismo, muitas vezes esquecida ou apagada em nossos corações, diante do cenário de incertezas e do medo que cerca o nosso país, o Brasil.

Como manter vivo o sentimento de amor, de devoção e de respeito pela nossa pátria e como ensiná-lo às nossas crianças?

Esta é uma das nossas grandes responsabilidades enquanto educadores. Mais do que ensinar-lhes o Hino Nacional e a adorar os "heróis" da Seleção Brasileira de Futebol, nós, escola e famílias, devemos apoiar as nossas crianças a defender os Interesses do nosso país, a respeitar e proteger os seus símbolos e a trabalhar pela construção de um país melhor, e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Para isso, cada um de nós deve compreender que fazemos parte de um todo, que é a nossa nação, e que cada um de nós tem uma importância pessoal, devendo contribuir e colaborar para a preservação da harmonia e do bem estar de todos. Nós, adultos, precisamos apoiar as crianças, cidadãs que já são (e não futuras cidadãs), a desenvolver o senso de cidadania e de responsabilidade social, bem como o amor e o respeito à pátria e ao outro. Amar e cuidar do nosso ambiente e preservar a harmonia e o bem estar de todos, é um exercício diário, que deve ser praticado inicialmente por nós, adultos. As crianças, nos tendo como modelos, sentirão a responsabilidade e a necessidade de levar a diante os cuidados com o que é nosso por direito, seja a nossa casa, a nossa escola, as nossas ruas e praças, dentre outros ambientes coletivos, exercitando também o cuidado com as pessoas.

Além de ensinarmos às crianças através do exemplo, com as nossas ações diárias, outra forma de apoiá-las a sentirem-se parte deste patrimônio comum, é apresentá-lo à elas. Nossa missão será a de proporcionar uma educação de qualidade, que garanta o acesso à sua história, à sua língua, à sua cultura, seja através da apresentação de materiais históricos, de pesquisas, diálogos com os mais experientes ou idas a museus e a outros ambientes que valorizem a nossa cultura.

Compartilhando dessas ideias, a nossa escola vem realizando um trabalho cuidadoso ao longo dos anos, com o intuito de ampliar nas crianças uma consciência cidadã. Nos últimos quatro anos, os temas "Gentileza gera gentileza", “É bom ser do bem", "O amor constrói, por favor, plante o amor!" e "A Paz começa com um sorriso" proporcionaram ricos espaços de aprendizagem, evidenciando o exercício do amor e do respeito mútuo, na convivência diária.

Neste ano de 2018, escolhemos o tema: "Juntos somos fortes. Pra frente Brasil!" para traçar um plano de ação junto às crianças, que visa promover o amor à pátria, a união, ao senso de cidadania e responsabilidade social, cuidados com o ambiente e com o outro e a prática da tolerância, da solidariedade, da empatia, dentre tantos outros aspectos fundamentais para uma vida social plena, dentro e fora da escola.

Assim, daremos continuidade à prática de formação ética e moral das nossas crianças, traçando um plano de ação cuidadoso, sólido e estruturado, a partir do tema: "Juntos somos fortes. Pra frente Brasil!", acreditando que das mais simples às mais elaboradas ações, estaremos fazendo a diferença no mundo.